FPF lança Super Liga Pará e anuncia “draft” para o Parazão 2026; entenda
- Multi Educação
- 20 de nov.
- 2 min de leitura
Super Liga Pará é lançada com mais de 800 times e promete revolucionar o futebol amador no estado
Por Luiz Gustavo Oliveira — Belém
16/04/2025 15h12 Atualizado há 7 meses

A Federação Paraense de Futebol (FPF) promoveu nesta quarta-feira, dia 16, o lançamento da Super Liga Pará, a maior competição de futebol amador do estado. A principal novidade da primeira edição é o “draft”, comum em esportes americanos, que será adotado para levar revelações da disputa para o Campeonato Paraense de 2026.
Com mais de 800 equipes, representando 75 cidades do Pará, a competição será dividida entre três etapas (municipal, regional e campeões regionais) reunindo cerca de 15 mil atletas, com idade máxima de 20 anos. Ao final da Super Liga, cada equipe da elite do Parazão poderá escolher dois jogadores, com salários bancados pela FPF, para compor os elencos da próxima temporada.
- Teremos 15 mil atletas jogando essa competição, 15 mil atletas fora do radar de qualquer clube paraense. Vamos fazer um draft do futebol para eles, fazendo com que os clubes da primeira divisão do estadual contratem dois atletas dessa competição. Isso dá a esses garotos a chance de sonhar com o futebol profissional. Que esse seja um grande passo para o futebol paraense - explicou Ricardo Gluck Paul, presidente da FPF.
Fórmula de disputa
Com início previsto entre o fim de abril e o começo de maio (sem data confirmada), a Super Liga Pará será dividida em três etapas: municipal, regional e campeões regionais. Na fase inicial, cada cidade contará com um total de 8 a 16 equipes , que disputarão o título municipal. Os campeões de cada município partem para a fase regional, que será disputada em jogos únicos, definindo 12 vencedores em cada região. Na última etapa, os campeões regionais disputarão entre si o título de campeão geral da Super Liga Pará.
E o Draft?
A Federação Paraense ainda não detalhou o calendário e nem como irá funcionar a escolha do Draft. A fórmula para escolha de jogadores é bem comum em esportes americanos, a exemplo da NBA. Na liga americana de basquete, o processo ocorre como forma de rebalancear as forças da liga. As equipes com pior campanha na temporada anterior têm maiores chances de ter as primeiras escolhas, e assim ficar com os melhores jogadores disponíveis.

Em geral, os jogadores inscritos no draft são atletas que disputaram o basquete universitário dos EUA e jovens estrangeiros que atuam fora do país. As franquias também podem trocar suas escolhas com outras.
