FPF e OPA Brasil firmam parceria para criação da Copa Super 17, envolvendo todas as regiões do Pará
- Multi Educação
- 20 de nov.
- 2 min de leitura
Competição será realizada através de captação de recursos, conforme a Lei Federal de Incentivo ao Esporte - cerca de R$ 2,5 milhões. Projeto servirá como seletiva de atletas para equipes do Parazão
Por Bruno Amâncio
09/11/2022 18h16 Atualizado há 3 anos

Esse é um projeto que defendemos durante a campanha, que é altamente disruptivo e inovador da federação. É a criação do Super 17 amador, mas que tem o objetivo de se comunicar com o profissional revelando atletas – comenta o presidente da FPF, Ricardo Gluck Paul, em contato com o ge Pará. De acordo com RGP, o torneio terá apoio importante das ligas municipais, que são filiadas à Federação Paraense de Futebol, algo inédito no estado.
– As ligas municipais, que nós tratamos como pequenas federações municipais, que vão realizar as competições em todo o estado. Elas vão realizar uma liga cada, com os clubes de determinado município. Teremos diversos campeões municipais sub-17.

– Ao final de cada liga dessa, o município vai criar uma seleção municipal e vai para a segunda etapa do campeonato. Vamos fazer um campeonato intermunicipal, vamos dividir o estado em regiões, respeitando a questão da logística. Ao final, final haverá um quadrangular para ter o grande campeão estadual – completa Ricardo.
O principal objetivo do projeto é revelar novos atletas. A Copa Super 17 vai servir como uma espécie de seletiva para o Campeonato Paraense de 2024. Todas as equipes participantes da elite do estadual terão que escolher três jovens cada para integrar seus elencos.
– A ideia, ao final de tudo isso, vamos fazer um draft. Faremos com que os clubes da Série A (do Campeonato Paraense) contratem três atletas cada um para o estadual de 2024. A ideia também é que a Federação dê uma bolsa para que esses atletas possam ir sem custo para esses clubes e com um contrato limitado de três a quatro meses, que seria o período do estadual, para que esses tenham a experiência de estarem nos clubes.
Projeto Copa Super 17
A Copa Super 17 está marcada para acontecer entre os meses de maio e setembro, envolvendo seleções municipais. Serão 12 sedes, que terão entre oito e 16 equipes cada, dependendo da região. Os locais foram definidos de acordo com a divisão administrativa do estado, facilitando o deslocamento das equipes.
Os confrontos da segunda fase do torneio também serão regionalizados. Já a terceira fase vai ocorrer em Belém, com os vencedores de cada região.
Formato de disputa
Primeira etapa: ligas municipais
Segunda etapa: conferências regionais entre seleções municipais
Terceira etapa: quadrangular com os campeões regionais

– A competição terá todo o custeio de material esportivo, bolas, logistica de jogo, arbitragem, ambulancia, premiação, trofeus, deslocamento terrestre e aéreo. As equipes não terão custos para participar da competição – conta Roberto Ramalho, diretor executivo da Opa Brasil.
A próxima etapa do projeto é conseguir a captação desses recursos. Parceira da FPF, a OPA Brasil é uma instituição sem fins lucrativos e que desenvolve projetos esportivos no Pará.
